Notícias

Homologação da profissão de Condutor de Turismo de Pesca é uma grande conquista do setor

Ministério da Pesca e AquiculturaCondutor de Turismo de Pesca é o profissional que presta apoio à pesca amadora – apontando, por exemplo, melhores e mais seguros pontos de pesca – conhecidos popularmente por guias de pesca, piloteiros ou pirangueiros, eles tiveram a sua profissão reconhecida pela nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como Condutores do Turismo de Pesca.

A conquista, que atende a uma antiga reivindicação da categoria, foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Segundo dados da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), o Brasil conta com mais de 60 mil condutores de pesca.

O reconhecimento da profissão foi fundamental para os guias de pesca pudessem ser contratados como condutores de turismo de pesca, com todas as garantias sociais inerentes, como seguridade social, férias e 13º salário.

O Ministério da Pesca e Aquicultura trabalha para que todos os profissionais da pesca tenham seus direitos garantidos resguardando, principalmente, o emprego e a renda.

Fonte: http://www.mpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/2876-homologacao-da-profissao-de-condutor-de-turismo-de-pesca-e-uma-grande-conquista-do-setor

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =